Pular para o conteúdo principal

Como começar a investir? Passo 2


2- Reserva de emergência
 Essa dica é praticamente uma unanimidade entre os especialistas em investimentos. A reserva de emergência é nada mais nada menos que: 6 meses a 1 ano da sua renda mensal em um investimento seguro e com alta liquidez, em outras palavras seguro e que possa ser mexido a qualquer momento sem que isso acarrete em prejuízo significativo ao investidor. Durante o período que você estiver fazendo seu fundo de emergência também um período de se disciplinar com seus gastos e estudar sobre investimentos.
Dois investimentos muito usados pelos investidores para a reserva de emergência são: Tesouro Selic que é um Título do Tesouro Nacional e deixar dinheiro na conta do Nubank, que rende 100% CDI e se for ativado o RDB no aplicativo do Nubank, fica garantido pelo FGC (fundo garantidor de crédito), o que da ao investidor a garantia de que se o banco quebrar, o FGC garante a devolução de até 250 mil reais do que foi investido. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tesouro Selic

É um título emitido pelo Governo Federal do Brasil, quando você investe no Tesouro Selic você está emprestando dinheiro para o Governo Federal e recebendo juros por isso. Os benefícios desse título são: a liquidez, em outras palavras, a capacidade de retirar o dinheiro do investimento com facilidade e a segurança. Esse investimento é utilizado por muitos investidores como fundo de emergência.  Hoje a taxa Selic está 2,25% ao ano, se você quer fazer o cálculo da rentabilidade a página do Tesouro Direto disponibiliza uma calculadora para simulação do investimento.  Calculadora  Fonte: https://blog.rico.com.vc/tesouro-direto-selic#:~:text=O%20Tesouro%20Direto%20Selic%20%C3%A9%20um%20t%C3%ADtulo%20de%20d%C3%ADvida%20emitido,emprestando%20dinheiro%20ao%20poder%20p%C3%BAblico.&text=Existem%20diversos%20tipos%20de%20t%C3%ADtulos,de%20captar%20recursos%20no%20mercado.     https://www.tesourodireto.com.br/titulos/calculadora.htm

Tesouro IPCA - NTN-B

É um título emitido pelo governo federal e sua rentabilidade está ligada a inflação. Esse investimento é utilizado para proteger seu patrimônio da inflação. Seu antigo nome era Notas do Tesouro Nacional série - B. Diferente do Tesouro Prefixado onde você já sabe quanto vai receber ao final, esse título é um título pós fixado, em outras palavras, você não sabe ao certo quanto vai receber, pois o rendimento esta atrelado ao IPCA ( IPCA sobe, sobe o rendimento; IPCA desce, desce o rendimento).  Ele é dividido em:  IPCA+ com Juros semestrais (NTN-B) - a cada semestre você recebe os juros. IPCA + (NTN-B principal) - você recebe juros apenas no final.